domingo, 22 de janeiro de 2012

O TRABALHO VOLUNTÁRIO

"Na esfera carnal, o maior interesse da alma é a realização de algo útil para o bem de todos, com vistas ao infinito e à Eternidade".
André Luiz

"Não olvides que a caridade é o coração no teu gesto".
Emmanuel

Os estudos Espíritas nos esclarecem que "não viemos ao mundo físico para descanso injustificável, mas para lutar pela nossa melhoria", a despeito de quaisquer impedimentos. Com base nos fundamentos da Doutrina codificada por Allan Kardec, percebemos que é imperativo "entender as obrigações nobres e praticá-las, compreendendo, por fim, a felicidade dos que sabem ser úteis com segurança de fé em Deus e em si mesmos".

Por isso, quando nos tornamos Espíritas, ansiamos pela participação em alguma tarefa, seja na assistência aos sofredores, seja no passe ou na visita fraterna. E como são variadas as oportunidades de trabalho no Movimento Espírita!

Nas visitas fraternas, por exemplo, logo percebemos que fomos com a intenção de doar, mas acabamos recebendo muito mais. Talvez porque, como nos esclarece o espírito Emmanuel, "habitualmente doamos aos companheiros necessitados algo do que nos sobra, deles recebendo muito do que nos falta".

A Campanha do Quilo, por sua vez, eu considero uma verdadeira higiene mental, tanto que, após a tarefa, retornamos leves para o Centro Espírita, mesmo que a sacola esteja vazia. Isto porque é um ato de solidariedade e um exercício de humildade.

No que se refere à solidariedade, aliás, sabemos que vale mais uma frase nossa "vazada em solidariedade e entendimento, para o companheiro que jaz sob o gesto de desânimo, que todos os tesouros amoedados da terra".

Não somente as tarefas Espíritas são gratificantes. Também através do trabalho voluntário, de interesse social e comunitário, é possível ajudar a quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e solidário.

Tudo isso, amigos, antes de dizer que a ASPARMIG - Associação de Apoio aos Parkinsonianos e aos Familiares precisa de apoio, conforme nos disse a Janette Melo Franco, que coordena o grupo. Ela precisa de um espaço para as reuniões e de trabalhadores voluntários.

Quem tiver alguma ideia, envie para o blog da Associação: asparmig.blogspot.com, ou fale conosco, que eu coloco em contato com a Janette.

"Acima de todos os dons, permanece o tesouro do tempo".
Emmanuel

2 comentários:

  1. Agradeço a atenção a nossa causa. forte abraço
    Informações: www.asparmig.org

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a atenção a nossa causa. forte abraço
    Informações: www.asparmig.org

    ResponderExcluir